A mágica do atendimento
Compartilhe
Conceitos de atendimento para serviços fotográficos, Matão, São Paulo.
Imagina que você precisa comprar sabão em pó e você tem fidelidade a uma marca. Quando ele acaba, na sua casa, você pesquisa o preço e descobre que aquele produto está em promoção num determinado estabelecimento, você se dirige até ele e compra a quantidade que precisa para um determinado tempo e se o preço estiver bom, é possível que se compre até uma quantidade a mais.
Passado o tempo, está chegando a comemoração de uma determinada data especial na sua casa, na sua famíia, na sua vida e você opta por registrar, pois é importante deixar esse momento para a eternidade, pois gostaria que seus filhos e netos vissem como foi esse tempo, essa comemoração, essa existência.
Você entra em contato com alguns profissionais da fotografia pelos meios de comunicação oferecido e a pergunta é apenas: quanto você cobra?
Naturalmente toda prestação de serviços tem um valor financeiro, pois ali, está envolvido o custo do tempo, do deslocamento, dos produtos e diversos serviços que são oferecidos para aquela ocasião. Até aí tudo bem.
Mas, e quanto aos valores envolvidos no registro daquela comemoração tão importante para a sua vida? Onde eles foram vistos? Onde eles foram sentidos? Entre tantas outras perguntas que devem ser feitas e as respostas precisam ser as mais claras possíveis.
Quanto aos serviços a serem prestados, como se vê a qualidade?
Para uma comemoração existem uma série de produtos a serem entregues, antes, durante e depois. Como ver a qualidade desse produto? Como sentir a posse desse material?
Por vezes, quando o evento é de maior quantidade de convidados e atenção, não é possível registrar esse evento com apenas um profissional. Como sentir confiança no trabalho que aquele ou aqueles profissionais lhe prestarão serviços? Como sentir confiança naquele profissional, como já aconteceu comigo, algumas vezes, que levará sua filha, sua esposa, sua noiva, seu familiar, geralmente do salão de beleza para o local da festa ou cerimônia?
Pois bem, contratar os serviços de fotografia não é como comprar sabão em pó! Naturalmente que o custo financeiro, por vezes não se encaixa no orçamento, até aí, tudo bem, é natural. Do mais, quem está contratando os serviços de fotografia precisa ir até o profissional de alguma forma. Vai até o profissional, o profissional vem até você, vão todos para um café, um restaurante ou a um ponto de encontro que acharem melhor, mas, essa decisão não pode ser tomada apenas com o quesito financeiro de uma mera informação pelo whatsapp, messenger, direct ou qualquer outro meio que o valha. É necessário entender tudo que está envolvido naquele preço, naquela proposta e acima tudo, os valores sentimentais, de respeito e de vida.
Quando o cliente exige esse atendimento pessoal, naturalmente ele faz com que o nível de todos os profissionais (concorrentes) envolvidos suba, pois cada um vai querer atender melhor, da melhor maneira, com o maior cuidado.
Vá até seu fornecedor. Peça para ele te mostrar os modelos dos produtos que ele está propondo te entregar. Peça para ver os serviços que ele já prestou através das suas redes sociais e site. Procurem por quem já foi cliente daquele profissional e peça referências do atendimento, do tratamento, de todos os cuidados envolvidos.
Observe a maneira como seus sonhos serão tratados.
Peças sugestões, indicação e veja como esse profissional está rodeado de outros profissionais, de outros prestadores de serviços.
Quem ganha com tudo isso? O CLIENTE!
Só então decida quem cuidará do registro do seu sonho, do seu momento, da sua vida.